CHAMADA DE TRABALHOS
III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS)
Sons do Fim do Mundo
Datas: 07 a 09 de junho de 2023
Local: Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ – Brasil
Temos presenciado, nas últimas décadas, mudanças em escala global que podem ser vistas como ameaças à própria existência humana – ameaças causadas por nós mesmos, como demonstram as teorias do antropoceno. Mudanças climáticas, pandemias, escassez de alimentos e guerras são resultado da exploração brutal do planeta, da luta pelo controle de recursos naturais e econômicos, bem como da negação da crise em curso.
O fim do mundo significa, claro, não apenas uma hecatombe nuclear ou climática, mas também o fim de visões de mundo, de modelos de conhecimento ou mesmo de padrões cognitivos, afetivos e sociais. Um novo mundo surge delineando suas potências criadoras e suas distopias de controle, automação e esgotamento de recursos naturais necessários para o desenvolvimento tecnológico.
Como culturas sonoras e musicais tomam posição, articulam-se, enfrentam e/ou politizam-se diante do capitalismo tardio e do antropoceno? O que certos sons e certas músicas nos ensinam diante destas situações em que não parece haver outra alternativa a não ser acelerar? Ou ainda: que sons precisam ser ouvidos, que são/estão sendo ignorados e que denunciam a urgência perante o fim do mundo? Enfim, o que significa ouvir o fim do mundo? Neste sentido, a III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS) - Sons do Fim do Mundo procura evidenciar os aspectos sonoros em diferentes planos de nossa relação com o mundo e com as transformações pelas quais ele tem passado.
A III CIPS acolhe propostas de apresentações científicas e performances artísticas. Algumas das perspectivas, mas não as únicas, que interessam a esta conferência são:
-
Ecologias sonoras: Antropoceno, criação e entropia;
-
Identidades sonoras: Pós-colonialidade; Decolonialidade; Afro-futurismos; Perspectivismo ameríndio;
-
Tecnologias e modelos de produção: o projeto sonoro do capitalismo tardio;
-
Medo coletivo, emoções, mídia e música;
-
Modos de escuta, signos e afetos sonoros em tempos de realismo capitalista;
-
Lutas, resistências, insurgências: Som, escuta e sobrevivência em um mundo em risco.
SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos devem ser submetidos até o dia 22 de janeiro 2023 para o e-mail cips.sonoridades@gmail.com nos formatos .doc (ou .docx), informando no assunto do e-mail: “III CIPS – Resumo”.
A III CIPS será um evento predominantemente presencial, mas oferecerá a possibilidade de apresentação online para um número limitado de trabalhos científicos aprovados pela comissão científica de proponentes localizados fora da região Sudeste ou fora do Brasil.
O texto deve estar formatado em fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5. No documento, deve constar, nesta ordem:
-
Título da proposta;
-
Proponentes, seus respectivos e-mails e filiação institucional (ou atividade principal); titulação máxima, ocupação ou área de atuação, cidade e país de residência;
-
Resumo de até 500 palavras;
-
Bibliografia de até 5 títulos;
-
Indicação de preferência por apresentação online (número limitado de mesas, apenas para autores de fora do Brasil ou de fora da região Sudeste).
Os resumos podem ser enviados em português, espanhol ou inglês.
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS
A III CIPS está recebendo propostas de performances artísticas que abordem ou se relacionem com o tema do evento, “Sons do fim do Mundo”. Serão avaliados trabalhos dos tipos “performance ao vivo” ou “instalação sonora”.
Propostas para performances artísticas devem ser submetidas até o dia 22 de janeiro de 2023 para o e-mail cips.sonoridades@gmail.com nos formatos .doc (ou .docx), informando no assunto do e-mail: “III CIPS – Proposta artística”.
O texto deve estar formatado em fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5. No documento, deve constar:
-
Título da proposta;
-
Proponentes e seus respectivos e-mails;
-
Descrição de até 500 palavras;
-
Técnica/Formato e uma breve descrição dos equipamentos necessários;
-
Tempo de duração (no caso de performance ao vivo)
-
Minibio do(s) autor(es) de até 100 palavras cada, informando filiação institucional (ou atividade principal), titulação máxima, ocupação ou área de atuação, cidade e país de residência.
As propostas podem ser enviadas em português, espanhol ou inglês.
Apoio: